SOBRE A MOSTRA

A Mostra Carambola de Mulheres+ no Cinema é um braço do Festival Carambola, o maior festival independente de música e artes de Alagoas, idealizado e produzido por mulheres desde 2017. O evento é uma realização de Carambola Produções e Eventos, com coprodução de Piracema Studio, patrocínio da Algás Social e do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas, e apoio de Sambacaitá Produções.

 

Com foco na produção audiovisual realizada por diretoras autoidentificadas mulheres e pessoas atravessadas por experiências de exclusão por questões de gênero (mulheres trans e cis, pessoas não binárias e homens trans), a primeira edição da Mostra levará exibições de filmes, intervenções artísticas, atividades formativas e atrações culturais ao bairro do Jaraguá, em Maceió/AL, durante os meses de setembro e outubro de 2023. As mostras competitivas serão realizadas de forma presencial, no Carambola Lab, a casa criativa do Festival Carambola, nos dias 14 e 15 de outubro.

 

A primeira edição da Mostra Carambola de Mulheres+ no Cinema homenageia a roteirista, diretora, crítica de cinema e professora Suzana Amaral (1932-2020). Frequentemente desqualificada como “a dona de casa que virou cineasta”, Suzana teve uma contribuição inestimável ao cinema nacional, adaptando e transmutando com maestria obras literárias consideradas intransponíveis para as telas. Adaptou e dirigiu o aclamado longa-metragem “A hora da estrela” (1985), baseado na obra homônima de Clarice Lispector, pelo qual recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior, incluindo o Urso de Prata de melhor atriz para Marcélia Cartaxo no Festival de Berlim.